sexta-feira, 1 de março de 2013

O que preciso para começar a trabalhar?

Para um enfermeiro começar a trabalhar na Holanda as burocracias não são muitas. A única coisa que é necessária para se estar habilitado a trabalhar é fazer a inscrição na "Ordem" - BIG Registratie. Caso se venha por uma empresa de recrutamento, geralmente é a mesma que trata desta inscrição. Só é necessário enviar os diplomas/certificados e paga-se uma taxa única de 80€. Deixo aqui o site em inglês onde podem retirar mais informações: http://www.bigregister.nl/en/

13 comentários:

  1. Olá!
    Olá Ana!Sou também enfermeira, tenho 30 anos e o meu marido foi agora para a Holanda na semana passada! Estou com muito receio. Não falo muito inglês e ainda tenho que aprender holandês. Estou com muito medo de não conseguir fazer nada! estou à espera que ele consiga arranjar um lugar pra vivermos e depois irei para lá!
    só não sei o que fazer, onde me dirigir, quais os passos a dar...
    será que me podes dar umas dicas?
    o meu email é kalicate@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, desculpa só estar a responder agora! O primeiro passo a dares para poderes começar a trabalhar é inscreveres-te no BIG Registratie tal como falei neste post. Terás também de te inscrever na Gemeente (câmara municipal), mas só o poderás fazer quando souberes onde vais morar! Depois de teres o BIG poderás começar a procurar emprego... irei deixar aqui no blog alguns sites onde poderão procurar emprego como enfermeiros. Se precisares de ajuda com alguma coisa avisa e já agora conta como estão a correr as coisas com o teu marido e se já vieste :) Boa sorte!

      Eliminar
    2. Olá Ana estou morando na Holanda tem dois meses sou técnico de enfermagem não sei muito inglês e não fá-lo Holandês será que eu consigo um emprego aqui ?

      Eliminar
  2. Olá Ana!
    Já estou em Roterdão. O meu marido tem um contrato português e não pode inscrever-se ainda na câmara municipal.
    Eu não sei se ao inscrever-se na câmara não o coloco em "trabalhos".
    Vou começar a frequentar um curso de holandês na Volksuniversiteit (acho que é assim que se escreve!).
    Diz-me uma coisa, a inscrição no BIG é só on-line?
    Bem, e tu? li que tens um pimpolho, certo? Estás a gostar da experiência aqui na Holanda?
    Bem, ficarei à espera da tua resposta. A propósito, prazer em conhecer-te!
    Maria de Jesus (podes tratar-me por Ju)!:)
    Até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju :) Que bom que já estás cá! E que bom que já começaste a aprender holandês! Quanto mais cedo melhor...
      Em relação ao BIG, não fui eu que fiz a minha inscrição, foi a empresa que contratou o meu marido, mas podes sempre enviar-lhes um mail a perguntar. Deverás encontrar os contactos no site.
      Em relação a mim, estou a gostar imenso da experiência holandesa :) Podes ler um bocadinho mais sobre a nossa aventura no outro blog http://aventuranaholanda.blogspot.nl.
      Tenho um bebé, com 1 ano e 2 meses, que já nasceu cá!
      E muito prazer em conhecer-te também :) quem sabe não nos iremos conhecer pessoalmente :)
      Qualquer coisa avisa!
      Beijinho :)

      Eliminar
  3. Olá Ana!

    Desde já quero agradecer-te pelo teu blog!

    Eu trabalho na Holanda há um ano e gostaria que a minha namorada se junta-se a mim. Ela é enfermeira..

    Pelo que tenho percebido sem saber a língua é quase impossível, o inglês simplesmente não é suficiente.. até aqui em Zuid Holland (perto de Rotterdão).

    Eu no meu trabalho utilizo o inglês, por isso os meus conhecimentos de holandês são ainda muito básicos.

    Daí as minhas perguntas:

    Quanto tempo demoraste atingir um nível de holandês aceitável para trabalhar como enfermeira?

    E que tipo de curso realizaste?

    E no momento de te registares no BIG foi necessário realizares algum exame?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana.
    Vou para Amesterdão agora em Fevereiro com o meu marido, ele tem contrato lá.
    Podes me ajudar a inscrever no Big?
    E tens informações sobre vagas?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana, estou em Amsterdam com a finalidade de entender um pouco mais o idioma e penso em ficar aqui como enfermeira. Se puder enter em contato comigo. silvia_m_marques@hotmail.com. grata

    ResponderEliminar
  6. que blog interessante, gostava de saber mais sobre como é trabalhar como enfermeira na holanda porque o meu namorado é de lá e estou a pensar juntar-me a ele. Tenho pena de não haver mais actualizações neste blog :/

    ResponderEliminar
  7. que blog interessante, gostava de saber mais sobre como é trabalhar como enfermeira na holanda porque o meu namorado é de lá e estou a pensar juntar-me a ele. Tenho pena de não haver mais actualizações neste blog :/

    ResponderEliminar
  8. que blog interessante, gostava de saber mais sobre como é trabalhar como enfermeira na holanda porque o meu namorado é de lá e estou a pensar juntar-me a ele. Tenho pena de não haver mais actualizações neste blog :/

    ResponderEliminar
  9. Ola Ana, tudo bem???? Sou tecnica de enfermagem, e pretendo moram na Holanda ano q vem, vc saberia me dizer q tb consigo trabalho nessa area????? Na Irlanda eu sei q posso ser home care como cuidadora, e na Holanda???? Desde ja agradeço...

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde. Alguem me pode informar se é obrigório falar holandês para exercer enfermagem? Obrigada

    ResponderEliminar