quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Apresentações


O meu nome é Ana, vivo na Holanda há 1 ano e 4 meses, e comecei a trabalhar como enfermeira há 1 mês apenas! O processo de procura de emprego não foi longo, mas como vim grávida para a Holanda, primeiro esperei que o bebé nascesse e crescesse um pouco até começar à procura de emprego.  Vivo no norte da Holanda, em Groningen, o que implica um conhecimento mais aprofundado da língua, pois tenho noção que se vivesse na zona de Amsterdão / Roterdão me safasse só com o inglês (não implica que não se tenha de aprender o holandês). Aqui não, preciso mesmo de falar holandês visto que os meus utentes não falam nada de inglês. Trabalho em Apoio Domiciliário, principalmente com idosos. E porquê a Holanda? Não era melhor ter ido para um país onde já tivesse mais à vontade com a língua? Sim, era!!! Mas o meu marido teve uma proposta de emprego cá e não pensamos duas vezes... Quando chegamos não dizíamos uma única palavra em holandês. Passado 1 ano e pouco, posso dizer que já me sinto à vontade em falar... não sei tudo, nem pensar. Tenho ainda muito que aprender e melhorar, mas já me consigo desenrascar bastante bem!

3 comentários:

  1. Olá estou neste momento a terminar a licenciatura em Enfermagem em Coimbra, sou casada e tenho um filho de 6 anos, será que me sabe dizer como posso fazer para concorrer aí na Holanda? meu mail angel.77.marques@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana gostaria de saber como funciona para técnica de enfermagem na holanda, qual classificação eu entraria? Sou instrumentadora cirúrgica tbm ... tenho

    ResponderEliminar
  3. MUITO OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO. EU GOSTARIA SABER SE TENHO QUE PEGAR VISA PARA ENFERMEIRA AQUI NO BRASIL PARA PODER TRABALHAR E QUANTO DE DINEHIRO TENHO QUE LEVAR PARA BANCAR OS DIAS QUE NÃO TRABALHE. MUITO OBRIGADA.

    ResponderEliminar