quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como funciona a enfermagem na Holanda?


Os cursos no geral são bastante diferentes dos portugueses. Em relação aos cuidados de saúde existem 4 níveis diferentes:
Verzorgende Niveau 3 – Equivale à nossa Auxiliar de Acção Médica
Verzorgende IG – Entre Auxiliar e Enfermeira (pode administrar medicação e insulina, fazer pensos, etc...)
Verpleegkundige Niveau 4 – Equivale ao Enfermeiro Generalista
Verpleegkundige Niveau 5 – Enfermeiro especializado
Eu sou Verpleegkundige Niveau 4 tal como era em Portugal.

13 comentários:

  1. boa tarde,
    em Portugal já tinha exercido a profissão?
    se sim o tempo de experiencia foi tido em conta aí na Holanda?
    quantas horas faz por semana? as tabelas salariais sao uniformes ou existe diferenças entre publico e privado?
    como aprendeu o holandes? em cursos ou por si mesmo?
    como é o nivel de vida aí na holanda? o salario do enfermeiro coaduna-se para o nivel de vida daí?
    o dia a dia no geral como é para quem já tem filhos? escolas, transportes, assistencia, saude.etc?
    obrigado e boa sorte para o seu percurso familiar e profissional
    Miguel Olivença

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Miguel, irei responder a muitas das suas perguntas em posts futuros mas posso já dar-lhe respostas simples:
      Eu exerci enfermagem em Portugal durante 3 anos e esse tempo é tido em conta cá! Eu trabalho entre 15 e 20 horas semanais, mas por opção própria (não é comum as mulheres que são mães trabalharem em full-time). As tabelas salariais diferem consoante o tipo de trabalho - Um enfermeiro de apoio domiciliário é inserido numa tabela diferente de um enfermeiro que trabalhe em hospital. Não existe serviço público na Holanda, a saúde é sempre privada! Eu aprendi holandês com uma professora privada, com os amigos holandeses e muito agora a trabalhar! Porém, existem diversos cursos, os quais irei falar brevemente! O nível de vida cá não difere muito do português! Quando vou às compras não gasto mais do que gastava em Portugal. As casas são um pouco caras, mas não posso comparar com Portugal pois não conheço a realidade portuguesa quanto a arrendamento de casa. Em relação ao dia a dia, o meu filho está na creche (que é bastante cara) mas o estado dá-me um subsidio bastante bom - também irei falar dos subsídios que se podem pedir na Holanda brevemente! Em relação à saúde, toda a gente é obrigada a ter seguro e posso dizer por experiência própria que a assistência é bastante boa! Boa sorte para si também! Alguma dúvida é só dizer :)

      Eliminar
  2. Boa noite Ana!
    Descobri o seu blog por acaso, após ter regressado há dois dias de Amesterdão e de ter pensado "eu vivia aqui, ai vivia pois!" enquanto por lá andava.
    Sou Enfermeira há 10 anos, também eu generalista. Em Amesterdão contratam-nos se tivermos um bom nível de Inglês? No site do Instituto de Emprego e Formação Profissional há algumas ofertas de emprego para Amesterdão. O vencimento ronda os 2100€. Pareceu-me pouco relativamente ao vencimento em PT, tendo em conta o custo de vida. Qual é o vencimento médio para um enfermeiro hospitalar? E quantas horas por semana faz, em média?
    Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia, desculpe só responder agora.
      Respondendo às suas perguntas, não lhe garanto que o inglês baste para trabalhar num hospital em Amsterdão, mas mais depressa a contratam nessa zona (o que não implica que não tenha de aprender holandês posteriormente). Os pagamentos aqui na Holanda variam consoante o local de trabalho (a tabela de hospital é diferente da de lar de idosos por exemplo) e o valor/hora aumenta anualmente! Fui confirmar ao site de um dos hospitais aqui da minha zona que tem sempre um emprego aberto para enfermeiros de chamada e lá referem o valor de 2775€ para full-time. O número de horas depende muito, é preciso ter sorte e apanhar uma boa oportunidade caso queira trabalhar em full-time! A maior parte dos empregos que encontro são para 24h a 36h no máximo.
      Em relação aos 2100€ que viu, também acho pouco, principalmente se uma pessoa vier sozinha... digo isto porque as casas não são baratas, apesar de tudo o resto não ser muito mais caro que em Portugal! Caso venham duas pessoas, com dois vencimentos, já se consegue poupar algum dinheiro. Tenha também em conta que para um vencimento de 2000€ os impostos a pagar não são assim tão altos, visto que o escalão é baixo... se não estou em erro paga 10% de impostos mas é uma questão que irei confirmar e postar aqui no blog. Se tiver alguma dúvida ou se precisar de ajuda para alguma coisa pode contar comigo :)

      Eliminar
  3. Qual é o nível de enfermagem que a Ana exerce ? o nível 4? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, sim é o nivel 4! Alguma dúvida disponha :)

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Ana, obrigado por ter criado este blog, que considero muito pertinente e muito instrutório

    • No entanto gostaria de lhe colocar umas questões. Em Amesterdão, é fácil para um enfermeiro conseguir ser contratado para um hospital, ou a grande maioria das oportunidades são apoio domiciliário?

    • Qual a melhor forma de conseguir um trabalho, candidatura espontânea a ser enviada por correio ou internet, ou por outro lado o melhor é entregar em mão nos recursos humanos?

    • Num hostital, é comum um enfermeiro fazer turnos, ou é lhe facultada a possibilidade de escolher um horário fixo, como por exemplo acontece num serviço de consultas externas?

    • Quanto aos seguros de saúde privados obrigatórios. As companhias com que os celebramos, são obrigadas a faze-los, ou à semelhança do que acontece em Portugal começam logo a levantar inúmeras objeções. Pergunto isto porque tenho uma doença inflamatória intestinal, com a qual já aprendi a viver e a lidar, todavia não sei até que ponto em Amesterdão me faram um seguro de saúde, considerando que já apresento uma doença crónica.

    • Um vencimento de enfermagem, para um enfermeiro com mais de 10 anos de carreira em Portugal (licenciatura, mestrado em conclusão, todavia não tenho a especialidade) chega facilmente aos 2000/2500 euros limpos, ou seja já após os impostos?

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Ana,
    Desde já obrigada pelas informações disponibilizadas no blog.
    Sou enfermeira, e também me vou mudar para a Holanda muito em breve. Ainda não sei falar holandês, mas pretendo tirar um curso lá.
    Gostava de saber se me podia ajudar com a documentação que tenho que levar daqui (o que deve ser traduzido e o que apenas precisa de cópias autenticadas).
    Ainda é fácil arranjar emprego aí?
    Obrigado
    Vera

    ResponderEliminar
  7. Querida Ana. Bom dia. Encontrei seu blog quando pesquisava sobre meus dois maiores sonhos que são ser enfermeira e morar em amsterdã. Estou a procurar relatos de pessoas que fazem enfermagem e sobre suas histórias. Sou apaixonada pela profissão e irei me inscrever no curso tecnico que um hospital esta oferecendo em uma cidade proxima a minha. Moro no Brasil e gostaria de saber como foi para você quando iniciou sua carreira. Como é viver na Holanda. Aceito fotos se quiseres me enviar. Conhece a casa de Anne Frank? Obrigado por compartilhar um pouco sobre a sua história. Agradeço desde já.
    Att. Suélen.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana,
    Você sabe me dizer se existe nível técnico em enfermagem na Holanda, sou brasileira e tenho curso técnico de enfermagem e estou há 6 meses na Holanda.

    ResponderEliminar